Eleição

O DECRETO DE DEUS

"Creio na doutrina da eleição porque tenho absoluta certeza que, se Deus não me escolhesse, eu jamais O escolheria. Tenho certeza que Ele me escolheu antes de eu nascer, ou do contrário nunca me escolheria depois disso."[C. H. Spurgeon]

Posted by Cristianismo Puro e Simples on Domingo, 19 de abril de 2015

quinta-feira, 15 de março de 2012

"Alegria independente das circunstâncias" Filipenses 4:11-12


Reflexão inicial: "A condição para herdar todas as promessas de Deus é que toda a esperança de felicidade que você tem, para você, sua família, seu trabalho e seu lazer, seja transferida para Ele". (John Piper)

Jo 17:13 (''Mas, agora, vou para junto de Ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos.'').

Em outras traduções temos: para que eles tenham a plenitude da minha alegria. Isto significa estarmos plenamente satisfeitos Nele (Deus é mais glorificado em nós quando somos mais satisfeitos nele - John Piper), só JESUS pode satisfazer todas as nossa necessidades espirituais, nos sentimos completos quando estamos NELE, Jo 15:11 (''Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.'').

Onde está a tua alegria? Mt 6:21 (''onde está o teu tesouro ai está o teu coração''). Onde colocamos nosso coração, onde está o nosso interesse, nossa vontade é isto que vai indicar se nossa alegria é completa ou incompleta, cheia de retalhos, eufórica e inconstante.
Não precisamos de eventos externos para ficarmos alegres, pois a Alegria é um fruto espiritual que já está dentro de nós, é uma condição interior, Gl 5:22 ("O fruto do Espirito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, dominio próprio."), não importam as circunstâncias, os problemas e as dificuldades, mesmo que muitas vezes nos deixem atribulados, perplexos, perseguidos e abatidos. 2 Co 4:8-9 ("Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;"), Paulo bem sabia o que era passar por estas situações, mas mesmo assim em Fp 4:11-12 ele relata que aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação, contentamento( estado de estar plenamente satisfeito). Nisto discordo da poesia de Luis de Camões, poeta Português, que diz: "...o amor é...um contentamento descontente.", refere-se a insatisfação do amor, pode ser que se encaixe no amor e alegria que o mundo diz ter, mas para nós que somos salvos é satisfação plenamente NELE.

Temos motivos de sobra na Palavra de Deus para justificar nossa alegria constante, entre umas das muitas podemos citar: Cl 1:13 ("Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor."), Lm 3:22 ("As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;"), poderíamos citar muitas outras que são motivos de muitas, infinitas alegrias, e infelizmente ainda baseamos nossa alegria nas coisas que se vêem, que podemos tocar ou ter, queridos tudo que podemos tocar e ver é passageiro, mas o que não vemos mas aguardamos isto é eterno (2 Co 4:18).

A Alegria tem uma estreita ligação com a Esperança, ela nasce da esperança e constrói-se na esperança, que temos na Volta de Cristo - Rm 12:12 ("Sedes alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração."). O que você mais espera em sua vida, será que é comprar a casa própria, ou conseguir se formar na faculdade para ter um emprego dos sonhos e completar sua realização pessoal, ou conseguir ainda ajuntar um dinheirinho para comprar aquilo que tanto desejas. Temos muitos projetos pessoais , e todos eles podem ir por água abaixo se Cristo Voltar Hoje, agora neste momento, por isso meus amados irmãos, se a nossa alegria e esperança estiver nestas coisas somos os mais infelizes dos homens, segundo 1Co 15:19 ("Se a nossa esperança em Cristo se limita a está vida somos os mais infelizes dos homens."). 

Podemos buscar estas sem porém suprimir outras, podemos correr atrás dos nossos projetos, mas que estes não sejam o nosso foco principal, temos que labutar diariamente mas que isso não seja o que domine minha vida (Paulo tinha profissão fazia tendas, mas sua ocupação principal era pregar o evangelho - At 18:3). Tudo se resume em questão de prioridades na minha vida, o que realmente é prioridade, tem que ser o Reino de Deus Mt 6:33 ("Buscai em primeiro lugar o seu Reino e a Sua justiça e todas estas coisas vos serâo acrescentadas."). Não devemos correr atrás de bençãos, as bençãos é que tem que correr atrás de nós, naturalmente no tempo de Deus, e se Deus quizer, " Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém". Rm 11:36.


Aplicação prática na vida de Paulo, Silas e Pedro.

Em At 16:25, Paulo e Silas depois de serem açoitados muitas vezes com varas, foram colocados no cárcere interior (local escuro, úmido e sem janelas) e seus pés foram prendidos no troco,que forçavam a abertura para aumentar o sofrimetro (Atos -Barclay). Nesta situação de sofrimento físico, não haveria motivo algum para cantar, só lamento, mas Paulo e Silas cheios de Alegria interior começaram a louvar, e os outros presos escutavam, talvez dizendo, estes homens são loucos. Paulo pode até ter dito tais palavras nesta prisão e depois transcrito na carta aos filipenses: Pois para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro Fp 1:21. ''As pernas nada sentem no tronco, quando o coração está no céu, disse Tertuliano'', o coração de Paulo nesta hora estava no céu, tinha a alegria de que a qualquer monento poderia estar com Cristo e isto era a sua Esperança. A Alegria na salvação contagia outras pessoas, e traz libertação para o cativo. Quem será que estava realmente preso Paulo ou o Carcereiro?.

Pedro também passou por situações semelhantes, em At 5:17-42 relata a história de que os apóstolos pregavam no Pórtico de Salomão, foram presos, o anjo do Senhor lhes libertou, eles voltaram a pregar, foram chamados no sinédrio e impelidos pelo sumo-sacerdote a não falassem de Jesus, e Pedro intrepidamente diz: Antes importa obdecer a Deus do que a homens, houve uma grande confusão o povo queria matá-los mas pelo parecer de Gamaliel, foram açoitados e liberados, no vs 41 diz: e eles se retirando do sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofre afrontas por esse nome. Alegres por sofrerem por Cristo.

Como estamos distantes de entender está verdadeira Alegria, não é somente um sentimento, um momento, é um fruto interior, que só tem quem tem o Espirito Santo em sua vida, e desenvolve a cada dia, é um caminho arduo temos que pedir muito a Deus para nós dar entendimento deste assunto, pois aos olhos humanos é loucura, utopia, mas para os olhos de Deus é poder. Deixemos de nos preocupar com as falsa alegrias: Dinheiro, saúde, realizações pessoais, e muitas outras e busquemos a verdadeira alegria que está em nós Cl 1:27 ("Cristo em vós a esperança da glória."), só Cristo em nós nos fará termo a Alegria verdadeira, o resto meus irmão é acréscimo do Senhor sobre tua vida, e que pode vir ou não vir, mas uma coisa é certa Cristo virá, sobre as nuvéns do céu com poder e muita glória, isto é certeza, convicção e motivo de esperança e alegria. Maranata!

PS: “Choramos quando nascemos, embora todos ao nosso redor sorriam. Assim sorriremos quando morrermos enquanto todos em torno de nós chorarem.” (C.H. Spurgeon)

By  Rogério Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário